quinta-feira, 6 de julho de 2017

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA FAMÍLIA NA ONCOLOGIA



 

 
A História do Serviço Social, seu foco central é o trabalho com a famílias. Desde o seu início a sua preocupação é efetivar o atendimento à família e proporcionar o conhecimento dos seus direitos sociais. O Assistente Social, tem a sua função em analisar a melhor forma de intervir através de programas, projetos onde se facilita a sua comunicação com a família, principalmente quando se trata de usuário que no momento passa por algo muito delicado como câncer. A Família é base de um sustento do portador de uma doença crônica.

O Assistente Social de acordo com o que foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, é parte integrante das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), por sua formação é um profissional preocupado com a acolhida, como diálogo, com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do usuário, além de tornar-se aquele que reforça o papel de facilitador das relações de um grupo familiar. (OLIVEIRA,2008,p 1)
 
 Segundo Carvalho (  2007 ) A Doença de câncer passa a ser um grande impacto para o paciente e seus famíliares. Principalmente quando trata das condições emocionais, socioeconômicas e culturais. O Papel do assistente social na oncologia é proporcionar atenção à família, é considerar o sofrimento desta em toda a sua complexidade, compreendendo a individualidade  da experiência da doença de cada paciente /família sem perder de vista o caráter geral das demandas exposto no ponto de vista  da qualidade da assistência prestada.

 O câncer pode colocar os indivíduos e seus familiares em condição de fragilidade pelo próprio diagnóstico da doença, havendo dificuldades de lidar com a doença também devido ao estigma. O câncer, ainda hoje, é considerado uma das piores doenças, extremamente temida, sempre agregando a idéia de risco eminente de morte, o temor de tratamentos agressivos e mutilantes. Apesar dos avanços técnico-científicos conquistados, que possibilitam a prevenção, a detecção e tratamento precoce e cura de vários tipos de câncer, esse ideário social é ainda muito forte. A nosso ver, o estigma do câncer se reforça, continuadamente, devido ao diagnóstico tardio da doença, o que limita as possibilidades de tratamento e cura da doença. Hoje temos altos índices de mortalidade por câncer, sendo a segunda causa de morte por doença, considerado um problema de saúde pública[1]

A família de um paciente com câncer requer grande atenção em virtude do caráter crônico e da gravidade de que se reveste a doença. As conseqüências da doença se estendem à estrutura familiar, impondo a necessidade de reorganização para atender às necessidades cotidianas e os cuidados com o enfermo, mas também podem afetar os relacionamentos interpessoais. A existência da doença na família mobiliza sentimentos positivos e negativos que precisam ser compreendidos pelos profissionais de saúde (CARVALHO,2007,p 4)


Atualmente com ajuda da tecnologia a área da oncologia vem passando por grandes transformações trazendo a modernização para ajudar no tratamento. Podemos analisar que ainda com toda essa mudança existe uma negligência na falta de acesso a esses novos avanços. A função do assistente social é facilitar  esse acesso aos pacientes e tendo apoio aos famíliares, buscando trazer uma qualidade de vida melhor, tanto ao paciente quanto à família.

A Família é primeiro cuidador do portador de câncer, principalmente quando a família não tem condições financeira e não paga o INSS esse tem o direito conquistado, o paciente tem direito do BPC onde possui auxiliar no seu tratamento, dando a possibilidade seu cuidador ter 25% a mais do seu beneficio para auxiliar nos seus cuidados.
REFERÊNCIA 
PONTES, Lilian Leni Lima A intervenção do assistente social nas políticas de saúde: na garantia nos direitos sociais do paciente oncologico Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de: A Intervenção do Assistente Social nas políticas de Saúde. Na garantia dos direitos aos paciente oncologico de em Nome do Curso: Serviço social.




[1] Instituto Nacional de Câncer (INCA). A situação do câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS

  LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS  DESEJUM   SHAKE LIMONADA   1 LIMÃO  400 ML DE ÁGUA  PREPARO  1) PICAR O LIMÃO  2) ELIMINAR PARTE DA CASCA PARA...