quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE NA ÁREA DE SAÚDE NA ONCOLOGIA




A área da saúde é um campo privilegiado para a população apropriar-se do conhecimento sobre diversos direito sociais, porque, necessariamente, a questão saúde se desdobra em outras necessidades, tendo interface direta com outras políticas, sobre as quais os usuários podem tomar conhecimento. O Serviço Social tem, historicamente, desenvolvido suas atividades junto a políticas sociais, na orientação de direitos e acessando programas e benefícios para os usuários (IAMAMOTO, 2012 apud AGUIAR ,2011,p 48)

Segundo Farias (2007) Na atuação do Ambulatório o assistente social propõe uma intervenção profissional; e orientada no acolhimento ao paciente, contribuindo para a construção de uma análise reflexiva sobre sua trajetória, tanto do ponto de vista das dificuldades de acesso aos serviços de saúde quando o caráter estimatizador da doença. 


Segundo Farias (2007,p 102 ) Na oncologia  a prática do (a) assistente social assume algumas atividades na área do ambulatório que são :

 

·         Encaminhar o paciente para exames, esclarecendo onde autorizá-los informações ao usuários que ele é sujeito de direitos, e que pelo fato de ser atendido pelo SUS, ele está acobertado por uma lei que lhe garante que a saúde é direito de todos e dever do Estado;

·          Orientar e encaminhar para recursos previdenciários, pois o paciente de câncer, após o diagnóstico confirmado, passa a ter direitos  sociais, como auxilio- doença, dentre outros que serão abordados do próximo item:

·         Elaborar relatório social; visto que existem alguns pacientes que necessitam transferir-se de cidade, então o médico faz o relatório que lhe compete, e o (a) assistente social informa a situação sócio- econômica  do mesmo, para que não haja descontinuidade no tratamento.

·         Realizar trabalho integrado com a equipe multidisciplinar, para o andamento do tratamento, de forma que as situações de caráter médico, psicológico, social, nutricional, dentre outros, sejam conduzidas em parceira.(FARIAS,2007,p 102)

 

Segundo Farias (2007) Atuação na Enfermaria: O Serviço Social da continuidade ao seu trabalho já começado no ambulatório. O assistente social tem estabelecido um vínculo com o paciente,  auxilia na situação de enfermaria de forma de contribuição para realização do trabalho em equipe, como também para tratamento as seguintes atribuições:

 

Segundo Farias (2007) O Assistente social para  auxiliar no atendimento às enfermeiras, o profissional precisa ter conhecimento gerais sobre a clínica, o dig e o tratamento  a fim de intervir  na problemática psicossocial, tendo as seguintes atribuições:

 

·         Realizar a entrevista social, pela levantadas questões previdenciárias, domiciliares, moradia,estrutura familiar, estado de ânimo para enfrentamento da doença, necessidade de acompanhamento durante a internação, enfrentamento aos tratamentos; e o(a) assistente social necessita ser conhecedor das Leis, do ECA, do Estatuto do Idoso, dentre outros, para ser facilitador desse momento;

·         Visitar os pacientes leito a leito, diariamente, tendo assim o acompanhamento diário do estado de saúde e das situações sociais nas quais os pacientes se inserem naquele momento:

·         Acompanhar o horário da visita família, para averiguar situações emergentes que possam vir a acontecer, visto que muitas vezes os familiares trazem para paciente internado, os problemas que estão acontecendo em sua residência. O assistente social tem que ficar atento para não haver dados emocionais no paciente 

·         O Assistente social passa ser mediador entre o médico e os familiares a fim de conversar sobre nova situação do paciente.

·         O Assistente Social é responsável de fazer o procedimento de transferência, quando o médico informar alta do hospital.

·         Marcar exames dos internado. Nesta função o(a) assistente social necessita ser conhecedor dos exames que são autorizados pelos SUS.

·         Agendar e controlar a internação de pacientes que precisam realizar tratamento de quimioterapia e radioterapia .

·         Comemorar as datas festivas do anos, exemplos: São João, Natal e mensalmente festejar o aniversariante do mês. A função do assistente social na parte é resgatar à cidadania e interação entre a equipe e os pacientes(FARIAS,2007,p 104). .

 


 A atuação nos grupos de Apoio  O profissional de Serviço Social na área de oncologia, em razão de experiência vividas, prepara indivíduos a melhorar seu relacionamento social e ter um a aperfeiçoamento conflitos  aos seus problemas pessoais, grupos e comunitários. (FARIAS,2007).

 
 ·         Informar membro do grupo de auxiliar a família dos pacientes quando os direitos e deveres e previdenciários, nessa ocasião o assistente social faz uma palestra trazendo um envolvendo todos e fazendo encaminhamentos necessários.

·          O Assistente social facilitar ao acesso as perucas aos pacientes que fizeram tratamento de quimioterapia que não aceitam estar sem cabelos.
·         O assistente social promover para os paciente que tiveram processo de mutilação com parceira com instituição oficinas de trabalho manuais tendo a finalidade de integrar  ao paciente a uma nova renda.(FARIAS,2007,p 107)



Segundo Farias (2007). Atendimento da Radioterapia Conduz ao paciente um tratamento radioterápico é longo e ininterupto, proporcionando  ao paciente remoções diárias ao hospital, ocasionando  um momento difícil   para o mesmo e seus familiares, já o tratamento quimioterápico, não constante ,  mas também é longo, estendendo –se a um período de até oito meses. E nesse momento o assistente social tem as seguintes intervenções:

·         Agilizar o transporte de remoção diariamente de paciente vindo do interior do Estado, por meio de declarações fornecidas para as prefeituras /secretária, para não haver perda na continuidade no tratamento;
·         agilizar alberg para pacientes que necessitam comparecer ao tratamento diariamente em cidades distantes de sua moradia.
·         Mediar junto a equipe multidisciplinar situações que o assistente social perceber a partir das entrevistas para os profissionais competentes na área, para possíveis soluções;
·         Liberar mediações para pacientes que sofrem mutilações para instituições que dão suporte pós cirurgia: é caso dos ostomizados, que tem um suporte no Hospital (FARIAS, 2007,p 108).


 

O acompanhamento do (a) na radioterapia e quimioterapia é de suma importância, pois são profissionais que norteia os seus direitos.

O Registro da prática profissional é de sua importância. Registrar ação é documentar a prática, é deixar escrito o que se pretende fazer, o que está sendo realizado e como está sendo feito pelo Serviço Social naquela instituição; objetivando dessa forma, permitir análise da intervenção do assistente social relata o seu atendimento, para que juntamente com relato dos demais profissionais  das diversas áreas (FARIAS , 2007,p 109)


No cotidiano do Assistente Social o seu trabalho necessita de instrumentos, independente da área de atuação. A Função do Assistente Social na área da oncologia, tem sua principal prioridade é atender a família e conhecer as necessidades do paciente. Podemos destacar os instrumentos, que sempre o assistente social tem sido utilizado que é entrevista, isso facilita o contato com a família e o paciente.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS

  LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS  DESEJUM   SHAKE LIMONADA   1 LIMÃO  400 ML DE ÁGUA  PREPARO  1) PICAR O LIMÃO  2) ELIMINAR PARTE DA CASCA PARA...