quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

POLÍTICA NACIONAL DA ONCOLOGIA





Política Nacional da Oncologia





   
A Portaria Nº 2.439, de 08 de dezembro de 2005, estabelece a Política Nacional de Atenção Oncológica, considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde em estabelecer diretrizes nacionais para a atenção oncológica, estimular a atenção integral e articular as diversas ações nos três níveis de gestão do SUS. A Política deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as Secretarias de Saúde dos Estados e dos municípios, permitindo.( CUNHA, 2010, p 39)


Segundo Brasil apud Cunha (2010) A Política Nacional tem a finalidade aperfeiçoar as técnica voltava para promoção da saúde. Em meio às estratégias das políticas sociais são desenvolvidas para principais neoplasias malignas onde as ações estabelece qualidade de vida e saúde isso seria capacitado em prevenir fatores de risco, isso diminuiria alguns danos dando a garantir a equidade e a autonomia de indivíduos e coletividades.
 O objetivo da Política Nacional de Oncologia se deteve  em duas ações prevenção de assistência e outra no tratamento adequado . Pois, para que acha uma diminuída na incidência de morte seria necessário uma medida de prevenção e de conscientização da população quanto aos fatores de risco de câncer. Entre todos os procedimentos da Política Nacional da Oncologia se fazer necessário a preocupação com essas duas ações, pois através desse  sistema passa a ter uma estratégia para novas ideias e novos meios


Desde que houve, uma necessidade de se ampliar o conhecimento a cerca do câncer. Podemos analisar, que a Política Nacional com decorrer do tempo, foi se  aperfeiçoando e trazendo novos métodos com objetivo de atender a demanda existente. As políticas de saúde percorrerão  em paralelo no espaço deste processo evolutivo, no interesse de disponibilizar  melhor qualidade de vida à população, especialmente para a classe menos favorecida social e economicamente. No que se refere ao tratamento oncológico, a implantação do SUS foi, de total  importância para a participação dos pacientes ao tratamento e aos procedimentos necessários para o câncer, procurando  encaminhamentos a prevenção, o tratamento e a cura da doença( KROEL, apud PONTES,2015,p 27).


As políticas sociais são respostas do Estado às demandas da população.
Couto e Prates apud Cunha (2010) uma demanda social torna-se um problema social quando socialmente reconhecido quando você pode ajustar a tensão da energia para responder através de políticas sociais e da ampliação dos direitos. Deve haver uma pressão popular sobre a questão social é constituída como tal e, nesse sentido, a Política Nacional de Atenção Oncológica, criada em 2005, aparece como uma resposta a uma demanda coletiva da população que tem crescido nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS

  LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCOS  DESEJUM   SHAKE LIMONADA   1 LIMÃO  400 ML DE ÁGUA  PREPARO  1) PICAR O LIMÃO  2) ELIMINAR PARTE DA CASCA PARA...